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Anime-se... chegou a 2ªfeira!

Quase todos já sentimos a sensação de estar a gozar um grande fim-de-semana até que, de repente - normalmente, pelo final da tarde de Domingo - somos invadidos por um sentimento de tristeza e, por vezes, até de indisposição, porque nos lembramos que a segunda-feira está a chegar e com ela o regresso ao trabalho. Esta é uma sensação que nos acompanha desde o tempo de escola e, na maior parte das vezes, se prolonga por toda a vida, mesmo para quem tem uma vida profissional satisfatória e motivante.
Juntámos algumas dicas para ajudá-lo a aproveitar melhor o seu fim-de-semana e combater o pânico da véspera de segunda-feira.

# Preocupe-se em não deixar trabalho pendente na sexta-feira, para não passar o fim-de-semana a pensar no que terá de ser feito quando regressar ao escritório.

# Preferencialmente, organize a sua agenda no final da semana de trabalho, para ter as prioridades estabelecidas e aligeirar o recomeço da semana.

# Não leve trabalho para casa. O fim-de-semana é para aproveitar! As pausas no ritmo de trabalho são essenciais para manter os níveis de produtividade desejados.

# Se for inevitável ter trabalho para levar para casa durante o fim-de-semana, organize o seu tempo de forma a não prejudicar muito o seu ritmo de descanso e de tempo em família.

# Não durma demais! Pode aproveitar para repor energias, mas sono a mais pode causar um desajuste no seu “relógio interno” e piorar a reentrada no ritmo semanal.

# Mantenha-se activo! Seja com actividades desportivas ou programas sociais é importante não passar o fim-de-semana a “molengar”. Passar de um estado quase “vegetativo” para o ritmo caótico de segunda-feira pode ser muito angustiante.

# Não espere pelos outros. Quando não aparecerem planos para o fim-de-semana seja o primeiro a combinar actividades divertidas com amigos e familiares. Estar ocupado é fundamental para sentir que o tempo foi bem aproveitado!

# Procure quebrar a habitual rotina de Domingo, sobretudo para o final da tarde. Dance, passeie, vá ao cinema, faça uma coisa de que goste e que o deixe totalmente absorvido.

# Se costuma sentir-se enervado aproveite o fim-de-semana para actividades relaxantes: um banho de imersão, uma massagem, uma leitura na esplanada... Faça o tipo de coisas que só podemos fazer ao fim-de-semana.

# “Estenda” o fim-de-semana o mais possível. Jante fora ou vá ao cinema e não se deite demasiado cedo. Não deixe, no entanto, de garantir que terá o tempo necessário para o seu sono reparador.

# Altere a tendência . Em vez de aproveitar o Domingo para planear a semana seguinte, vá um pouco mais além e comece a programar o próximo fim-de-semana!

# Combine um programa com amigos para segunda ou terça-feira. Seja um almoço ou uma ida à esplanada no fim do dia, poderá ajudar a animar um pouco a perspectiva de uma nova semana!

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