Combater a fadiga visual


Comportamento & Marketing Pessoal

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A sua saúde em frente ao monitor.

O computador é um instrumento de trabalho cuja utilização está cada vez mais generalizada às mais diversas profissões. Os benefícios que traz são inestimáveis, mas o seu uso traz também desvantagens, nomeadamente ao nível da saúde dos utilizadores. Uma queixa comum à maioria dos usuários (pelo menos 70%) é a fadiga visual. Duas horas por dia a olhar para o monitor são o suficiente para originar os sintomas associados à fadiga visual.

Sintomas

  • Dor de cabeça
  • Olhos vermelhos
  • Lacrimejar constante
  • Olhos secos
  • Fadiga ocular
  • Ardor e irritação
  • Sensibilidade à luz
  • Visão imprecisa, imagens distorcidas, dificuldade em focar
  • Sensação de peso das pálpebras
  • Dor no pescoço, ombros ou costas

Conselhos

É possível aliviar os sintomas da fadiga visual com pequenas mudanças comportamentais e no ambiente de trabalho:
  • Quem usa óculos deve procurar informar-se sobre o tipo de lentes mais adequado para estar muito tempo em frente ao computador.
  • Quando estamos em frente ao computador piscamos os olhos em média menos cinco vezes do que o habitual. Procure piscar os olhos com frequência. Esta simples medida é uma forma eficaz de evitar a secura ocular e a irritação.
  • É importante que mantenha uma distância entre os 50 e os 60 centímetros do monitor.
  • Posicione o monitor mesmo à sua frente e não de um dos lados.
  • Regule o monitor com o máximo de contraste e não de luminosidade. Procure antes, aproximar o nível de luminosidade do monitor à do ambiente de trabalho.
  • Disponha o monitor numa posição que não favoreça os reflexos.
  • Tente que a luz do sol não bata diretamente nos olhos ou na tela do computador.
  • Se possível, apague luzes artificiais que sejam demasiado brilhantes.
  • Limpe o ecrã com frequência.
  • Prefira os monitores de ecrã plano (LCD) em relação aos tradicionais.
  • Pausas curtas e frequentes são mais benéficas do que longos períodos de descanso.

Exercícios
  • Faça uma pausa de 5 a 10 minutos, a cada hora.
  • De vez em quando deixe de olhar para o monitor e foque a sua visão em objetos que estejam a distâncias diferentes.
  • De 30 em 30 minutos pisque os olhos 10 vezes muito devagar, como se estivesse a adormecer.

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