Todos sabemos o risco e as dificuldades de nos lançarmos num negócio por conta própria, mas nem todos temos um perfil adequado para iniciarmos esta aventura. É preciso ter determinadas características pessoais e profissionais para aguentar o “barco” firme, sobretudo durante a fase inicial em que parece estarmos sempre a “remar contra a maré”… 
Para os espíritos aventureiros, que davam tudo para serem patrões de si próprios, aqui ficam algumas dicas:


-  Nunca trabalhe menos do que aquilo que é capaz. Segundo a sabedoria popular o sucesso é sempre feito de suor.


- Seja flexível. Em qualquer negócio, deverá haver a facilidade de acompanhar as mudanças do mercado e as exigências da clientela.


- Faça um “upgrade” aos seus conhecimentos. Ao gerir o seu negócio terá de estar preparado para lidar com várias áreas de negócio: desde o marketing à contabilidade.


- Escolha bem os seus colaboradores e parceiros. Ouça e aceite conselhos e sugestões. Toda a equipa tem de funcionar em plena harmonia para que o negócio não falhe. 


- Saiba aceitar os seus erros tão bem como as suas vitórias. A melhor forma de lidar com os erros é tentar corrigi-los e seguir em frente.


- Valorize sempre os seus clientes. Manter bons e fiéis clientes é a principal regra para o sucesso de qualquer negócio.


- Não se deixe desanimar por nada nem ninguém. Se acredita no potencial da sua ideia e conseguir aguentar os difíceis tempos iniciais, tem sérias hipóteses de ser bem sucedido.


- Mantenha a separação entre a sua vida pessoal e profissional. Apesar de estar por conta própria, é essencial que estabeleça horários e espaços próprios para o seu negócio. 


- Use a Internet. Não existe forma mais rápida e eficaz de divulgação: crie uma página para o seu negócio, edite uma newsletter, junte-se a newsgroups, …