Docentes - Ensino do Português

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Descrição da Função

Descrição A Multipessoal – Recrutamento & Seleção Especializado, no âmbito da sua atividade encontra-se a desenvolver um processo de seleção para 1 Docente para ensino do Português - Projeto FOCO.UNTL - Formar, Orientar, Certificar e Otimizar, em estreita colaboração com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. (Camões, I.P.). ENQUADRAMENTO DO PROJETO O Projeto FOCO.UNTL (2019-2024) visa conferir uma nova dinâmica ao Centro de Língua Portuguesa da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL), a única universidade pública de Timor-Leste, com o intuito de “contribuir para a melhoria da qualidade do ensino em TimorLeste e consolidação da língua portuguesa como instrumento para aquisição e acesso ao conhecimento”. O Projeto articula-se num conjunto de atividades destinadas a contribuir para o reforço das competências do Centro de Língua Portuguesa da UNTL, apostando, por um lado, na melhoria do nível de proficiência em língua portuguesa dos professores e dos alunos da UNTL, assim como dos funcionários da administração pública e público em geral e, por outro, na componente de certificação do nível de proficiência em língua portuguesa. Pretende-se, assim, otimizar e consolidar o Centro de Língua Portuguesa da UNTL como centro de excelência no ensino da língua portuguesa a nível local e regional. Responsabilidades A atividade do/a docente visa cumprir os seguintes objetivos: 1. No quadro das responsabilidades da UNTL, incrementar a qualidade do ensino nacional em Timor-Leste, visando essencialmente a formação qualificada dos professores para todos os níveis de ensino/ do ensino pré-escolar, básico e secundário; 2. Reforçar a utilização da língua portuguesa como veículo de ensino, por meio da ampliação do corpo docente internacional em língua portuguesa e da capacitação do quadro docente nacional no referido idioma; 3. Apoiar a formulação e implementação de novas diretrizes curriculares, apoiados pela necessária produção de materiais pedagógicos e de manuais de estudo de apoio ao processo ensino/aprendizagem, na perspetiva do professor e do estudante, bem como a orientação das monografias/dissertações dos estudantes. 4. Contribuir para o cumprimento e monitorização das metas definidas nos indicadores do projeto, de acordo com o sistema de Monitoria e Avaliação com base em Resultados; 5. Executar todas as tarefas relevantes das suas competências atribuídas pelos Camões, I.P O docente reporta ao/à Coordenador/a Científico-Pedagógico/a e ao Coordenador-Geral do projeto, funcionando de acordo com os procedimentos em vigor no Camões, I.P. Requisitos - Grau Académico de Mestrado em Ensino de Português, como Língua Não Materna Língua Estrangeira / Língua Segunda; - Licenciatura em área científica relevante; - Experiência, devidamente comprovada por instituição oficialmente reconhecida, em ensino de Português Língua Não Materna (PLE ou PL2); - Fluência da Língua Portuguesa, falada e escrita (Língua Materna); - Excelentes conhecimentos de informática na ótica do utilizador; - Conhecimento e domínio dos documentos orientadores para o ensino de línguas não maternas (Referencial Camões; Quadro de Referência para o Ensino do Português no Estrangeiro - QuaREPE; Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - QECR); - Conhecimentos na área dos recursos digitais e das novas tecnologias de informação e comunicação; - Doutoramento em área relevante – Linguística, Ensino de Língua ou Didática (preferencial); - Conhecimentos de Tétum (preferencial). - Mínimo de três anos de experiência docente comprovada na área da Língua Portuguesa no ensino superior, e, cumulativamente, mínimo de dois anos de trabalho num país em desenvolvimento, preferencialmente Timor-Leste. - Experiência em ensino em países onde o Português é Língua Não Materna; - Experiência na elaboração e publicação de materiais didáticos para o ensino do Português Língua Não Materna; - Formação complementar profissional ou de pós-graduação na área do ensino do Português Língua Não Materna; - Publicações científicas ou científico-pedagógicas no âmbito do ensino da língua portuguesa e/ou das culturas lusófonas; - Experiência comprovada de trabalho com grupos heterogéneos de aprendentes, nomeadamente em contexto multilingue e multicultural; - Experiência comprovada na formação inicial de professores; - Experiência comprovada de orientação de estágios.

Localização

  • Timor-leste, Timor-Leste
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