EOG - Formador de Matemática Ref.ª 686_4-RS-DIRH-2024
Centro Formação Profissional Aldeia Santa Isabel Albarraque
Descrição da Função
Integrado/a no Centro de Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel, terá como principais responsabilidades:
- Planear, implementar monitorizar e coordenar atividades, projetos e processos de apoio à gestão no âmbito do serviço onde está inserido;
- Estabelecer no âmbito da realização de uma ação de formação uma relação pedagógica com os formandos, favorecendo a aquisição de conhecimentos e competências de Matemática em função dos referenciais de formação em vigor, bem como, o desenvolvimento de atitudes e comportamentos adequados à aprendizagem;
- Planificar unidades de formação, tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano/referenciais de formação;
- Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
- Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos público-alvo (jovens) e ao contexto de formação;
- Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens, útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;
- Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;
- Adequar o processo de aprendizagem à especificidade dos jovens;
- Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação;
- Organizar e planear o trabalho entre os diferentes docentes do Departamento/Núcleo de Matemática e Ciências ou da disciplina de Matemática Aplicada e com a coordenação pedagógica e oficinal do Centro;
- Demonstrar Capacidade de iniciativa e autonomia;
- Revelar capacidade de relacionamento interpessoal e capacidade de trabalhar em equipa;
- Revelar capacidade de planeamento e organização;
- Demonstrar ser orientado para resultados;
- Manter a confidencialidade e a segurança de toda a informação tratada no decurso da sua atividade profissional em conformidade com os requisitos e normas de certificação.
Perfil
- Ser detentor de qualificação de nível superior e adequada à exigência das suas intervenções específicas, nomeadamente habilitação profissional para a docência ou habilitação própria para a docência na área de Matemática (Código 500) e certificado de competências pedagógicas (CCP), caso não estejam isentos (fator eliminatório);
- Possuir experiência mínima de 3 anos na docência de Matemática, preferencialmente a jovens entre os 15 e os 18 anos de idade, com dificuldades na adaptação ao meio escolar e com comportamentos desviantes (fator eliminatório);
- Possuir experiência na docência da disciplina de Matemática em cursos de Educação e Formação de Jovens nos níveis 1 (6.º ano), 2 (9.º ano) ou 4 (12.º ano);
- Demonstrar interesse e motivação para o ensino de jovens com percursos de insucesso e abandono escolar;
- Possuir competências no domínio das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC).
Oferta
- Contrato Individual de Trabalho Sem Termo;
- Seguro de saúde;
- Oportunidade de valorização profissional.
Localização
- Albarraque, Portugal