HRBP Lead (M/F) | Porto
Descrição da Função
A Adecco Recruitment encontra-se a recrutar um HRBP Lead (M/F), para prestigiado cliente no setor dos transportes, sediado no Porto. Responsabilidades • Garantir a execução e conformidade dos processos de admissão, cessação, renovações, contratos e governança documental. • Assegurar a correta aplicação das políticas nacionais de RH em todas as Unidades de Negócio. • Coordenar a atualização de normas, procedimentos e instruções de trabalho de RH. • Promover a padronização e simplificação administrativa a nível nacional. • Garantir a integridade dos dados no ERP de RH e supervisionar a sua gestão funcional. • Assegurar a coerência de reporting nacional (headcount, absentismo, acidentes, turnover). • Identificar desvios, tendências e riscos operacionais recorrentes. • Suportar auditorias internas e externas, consolidação nacional e certificações legais • Definir orientações técnicas, prioridades e rituais de trabalho para todos os HRBPs. • Acompanhar o desempenho da rede, garantindo homogeneidade na atuação a nível nacional. • Proporcionar suporte técnico, jurídico-operacional e metodológico. • Facilitar a ligação entre políticas nacionais e execução local. • Garantir clarificação e implementação das políticas e normas nacionais. • Acompanhar a execução dos Planos Locais de RH. • Assegurar presença regular nas Unidades de Negócio, fortalecendo a proximidade operacional. • Colaborar na previsão de efetivos e planeamento nacional de recursos humanos. • Consolidar informação proveniente dos HRBPs sobre necessidades, riscos e projeções locais. • Ajudar a construir cenários e impactos operacionais e financeiros. • Apoiar os processos de recrutamento de perfis críticos e estratégicos (Job Grade Superior). • Garantir as atividades de recrutamento e seleção de todos os HRBP´s • Garantir coerência com as políticas nacionais, práticas justas e compliance. • Monitorizar tempos de resposta, qualidade do processo e indicadores de contratação. • Controlar absentismo, headcount, acidentes, formação obrigatória, certificações e condutores com risco. • Identificar padrões críticos e propor ações corretivas. • Coordenar com Segurança, Formação, Operações e Gestão de Talento para mitigação de riscos. • Apoiar os HRBPs na sua relação com ACT, Segurança Social, IEFP, IMT e Seguradoras. • Reforçar a conformidade e padronização nacional em inspeções, auditorias e processos formais. • Apoiar tecnicamente HRBPs e Diretores nas etapas formais dos processos disciplinares. • Garantir articulação com a Assessoria Jurídica externa. • Zelar pela correta governança documental e prazos legais. Perfil • Licenciatura em Gestão, Recursos Humanos ou área similar; • Mínimo de 10 anos de experiência na área; • Capacidade de gestão de equipas; • Capacidade de influência e contacto com diferentes stakeholders; • Capacidade de gestão de processos de recrutamento a nível nacional.
Localização
- Porto, Portugal