Escolher um MBA adequado


Formação Nacional

SAPO Emprego

Garanta um investimento de qualidade.

Nos dias que correm a formação é uma aposta cada vez mais importante para qualquer profissional. Entre os mais prestigiados cursos de formação avançada, o Master of Business Administration - MBA – está sem dúvida no topo da popularidade. Sendo um dos mais populares e bem sucedidos cursos para gestores e executivos, existem muitas instituições que se apropriam ilegitimamente da sigla MBA para atrair profissionais dispostos a fazer investimentos elevados para enriquecer o seu Curriculum profissional, sem garantir a qualidade que se deve exigir de uma formação a este nível.
Por isso, é preciso saber distinguir um bom MBA, que possa fazer realmente a diferença, para não ser levado no “conto do vigário” e gastar dinheiro e tempo, sem grandes resultados para a sua carreira.
Damos-lhe algumas dicas de como seleccionar o MBA mais adequado para si:  
 
# Escolha bem a Universidade/Instituto. A credibilidade da instituição é fundamental para lhe garantir que o curso que vai frequentar é oficialmente reconhecido, e será de facto uma vantagem para a sua carreira.

# Corpo docente.  Analise o corpo docente e verifique a experiência profissional dos professores. Mais do que perfil académico, os melhores professores do MBA são aqueles que têm experiência prática no mercado.

# Antiguidade. Procure saber desde quando o curso é leccionado e qual a média de alunos por ano. A relação candidato/vaga é um importante sinal para analisar a qualidade: quanto mais concorrido, melhor.

# Antigos Alunos. Se possível, tente contactar com ex-alunos que possam dar algumas indicações adicionais e as suas opiniões sobre o curso. Aproveite também para saber em que tipo de empresa trabalham e que cargos ocupam..

# Empresas envolvidas. Investigue se existem empresas conhecidas a financiar este curso aos seus colaboradores. Normalmente, este tipo financiamento pressupõe uma avaliação prévia e significa que o MBA em questão está bem visto no meio empresarial.

# Duração. Evite aquelas soluções de que apostam sobretudo na rapidez, garantindo um curso em poucos meses. Um bom curso de MBA tem que durar no mínimo um ano e exige disponibilidade, preparação e dedicação.

# Horário.  Certifique-se que o horário do curso se compatibiliza com a sua vida profissional. Regra geral, as empresas dão alguma flexibilidade nestas situações, mas importa ponderar consegue equilibrar a exigência do MBA na sua rotina.

# Custo.  Actualmente, os cursos de MBA – tal como qualquer pós-graduação ou mestrado – são muito dispendiosos, por isso prepare-se para um investimento financeiro considerável.

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS