O seu vídeo CV


CV & Candidaturas

SAPO Emprego

7 passos para a sua apresentação multimédia.

O Vídeo Curriculum é um cartão de apresentação multimédia, que tem a vantagem de poder dar a um potencial empregador uma imagem bastante próxima daquilo que é na realidade. O objectivo principal é que, em apenas 60 segundos, seja capaz de transmitir a qualquer interlocutor uma ideia correcta das suas principais competências, personalidade, profissionalismo e motivação e em que medida se encaixa no perfil procurado.

O que dizer
1º Comece sempre por se apresentar. Nome. Idade, e um “título profissional” ou académico dependendo da sua experiência profissional.

2º Explique claramente que tipo de emprego procura. Mencione os seus objectivos de carreira, áreas profissionais que lhe despertam algum interesse ou referir as funções que estaria disposto a desempenhar.

3º Descreva as suas melhores qualidades e competências. Seja entusiasta e, com optimismo, enumere aqueles elementos que podem fazer a diferença perante um potencial recrutador.

4º Refira as suas habilitações académicas. Independentemente da área de formação, este é sempre um bom indicador das suas capacidades, potencial e ambição. Ainda que as suas habilitações não tenham uma relação directa com o seu percurso profissional, mencione algum aspecto em que o seu curso tenha sido um útil contributo para o seu desempenho.

5º Faça um rápido resumo do seu historial profissional, destacando as experiências mais relevantes e mais bem sucedidas. Se está agora a entrar no mercado de trabalho, destaque o seu desempenho académico e alguma experiência pontual de relevo.

6º Competências complementares. Relativamente às competências linguísticas, o CV em vídeo permite que se expresse em várias línguas durante a sua apresentação, dando rapidamente a conhecer o domínio de linguas estrangeiras. Outro tipo de competências podem ser sumariamente referidas no final da sua exposição.

7º Despeça-se amigavelmente, indicando um contacto telefónico ou um website para potenciais recrutadores acederem ao seu perfil mais completo.

Regras básicas

# Tempo máximo: 1 minuto. Faça uma apresentação curta. Não só é pouco provável que um responsável de recrutamento tenha tempo e tolerância para apresentações muito longas.

# Mantenha uma postura direita, quer esteja sentado ou em pé. Apesar de não estar frente-a-frente ao seu interlocutor, é para ele que está a falar e as exigências de postura e imagem deverão ser as mesmas!

# Não leia o seu CV! Para além de não trazer nada de novo à sua candidatura será cansativo para quem tenha de ouvir. O mais provável é que eventuais recrutadores desistam ao fim de 20 segundos...

# Pratique o seu texto, mas não ensaie demasiado para não perder a espontaneidade. A sua abordagem deve ser o mais cordial e natural possível, sem deixar transparecer qualquer nervosismo.

# Opte por uma apresentação cuidada e formal, mas sem excessos. Não deve fugir muito ao seu estilo habitual profissional, e qualquer tentativa de fabricar um “personagem” será facilmente detectada a curto prazo.

# Escolha um cenário neutro, para fazer a sua gravação. Evite espaços demasiado pessoais ou confusos, escolha uma parede lisa para servir de fundo, para que o foco esteja exclusivamente em si.

# Sorria! Uma attitude positiva, natural e optimista são um óptimo cartão de apresentação.

# Se necessário, repita a gravação! Não hesite em faze-lo as vezes que sejam necessárias até que o resultado seja do seu agrado!

Sabia que...  Pode anexar o seu Vídeo CV às suas candidaturas através do SAPO Emprego? Para tal, basta ir à sua área pessoal e carregar o url respectivo na área do seu CV. Depois, cada vez que se candidate a uma oportunidade de emprego, poderá enviar a sua apresentação multimédia, para a empresa recrutadora! 

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS