Estágio Profissional


Estágios

SAPO Emprego

Requisito básico de um bom CV.

Num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, cresce a necessidade de complementar a formação académica com outro tipo de mais-valias.  Para os recém-licenciados e todos aqueles que pretendem iniciar a sua actividade profissional, os estágios assumem um papel fundamental, fazendo a aproximação entre as universidades e o mundo “das empresas”.  Seleccionámos algumas das principais vantagens dos estágios, na fase incial de qualquer carreira profissional.

# O estágio é a oportunidade por excelência para colocar em prática a aprendizagem teórica que foi adquirida durante o curso. Este é o contacto real com aquilo que durante algum tempo não saiu “do papel”,  e um momento crítico de percepção de como será a prática efectiva de determinada actividade.

# O contacto com pessoas mais experientes, integrando uma equipa de trabalho e interagindo com equipas multidisciplinares é uma fase muito proveitosa de aprendizagem. Durante o estágio, completam-se e aperfeiçoam-se competências, desenvolvendo capacidades e enriquecendo o perfil profissional.

# Esta é também a melhor forma de adquirir contacto com a “vida” das empresas e apreender aquele “saber-estar” empresarial. Durante esta fase, dão-se os primeiros passos nas relações profissionais, aprende-se a lidar com hierarquias, a gerir um horário de trabalho, desenvolver hábitos de pontualidade e assuididade, etc...

# No caso de ter tirado um curso pouco conhecido ou numa faculdade menos reconhecida no mercado, um estágio numa empresa de renome será uma excelente forma de ultrapassar esse estigma e enriquecer o seu CV.

# Quando bem aproveitado,  o estágio é a ponte perfeita para estabelecer os primeiros relacionamentos com profissionais da sua área e começar a criar a sua rede de contactos, uma ferramenta que se revelará muito útil ao longo de toda a sua carreira.

# Em alguns casos, quando a experiência é bem sucedida, existe a real possibilidade de ser contratado no final do estágio ou mesmo durante o estágio, se entretanto surgir alguma oportunidade. 

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS