Investir na carreira


Desenvolvimento de Carreira

SAPO Emprego

Apostar nas mais valias certas para si!

Num mercado de trabalho instável e altamente competitivo é essencial que os profissionais saibam investir na sua carreira, dando os passos certos para aumentar o seu valor e, consequentemente, também a sua empregabilidade. Mas para que este investimento tenha resultados concretos , é necessário conhecer bem as suas necessidades e perceber que tipo de mais valias poderia juntar à sua carreira.

Ajudamo-lo a fazer as contas para um investimento de carreira com ganhos garantidos!

 Formação  – Uma acção de formação pontual que incida sobre um tema que sente necessidade de aprofundar, por ser importante ou inovador no sector em que actua, pode fazer toda a diferença no momento de ser apontado para uma oportunidade de promoção ou mesmo de conseguir um novo emprego.

 Educação - Muitas vezes as pessoas são afastadas ou auto-excluem-se de oportunidades de carreira porque lhes falta um ano para concluir o ensino secundário ou o ensino superior, por exemplo. Se este é o seu caso, pense bem se não vale a pena fazer um esforço adicional, para que este tipo de barreira deixe de restringir o seu percurso profissional.

Mestrado, MBA, Pós-graduação – Para as pessoas que já têm formação superior, obter um destes graus de formação passa a ser cada vez mais fundamental. Especialmente num contexto como o do “Processo de Bolonha” que possibilita que ao fim de um ciclo de três anos de estudos superiores seja obtido o grau de “licenciado”, torna-se cada vez mais importante obter um factor diferenciador.

Certificação  – Em áreas como a formação, construção civil, indústria metalomecânica ou estética, por exemplo, os profissionais têm ao seu dispor um meio que lhes permite provar que estão capacitados para desempenhar uma determinada função, através do “Certificado de Aptidão Profissional”. Desta forma ficam munidos de um recurso com valor objectivo no mercado de trabalho.

Coaching – Se pretende dar um novo rumo à sua carreira, voltar ao mercado de trabalho, encontrar um novo emprego ou até desenvolver o seu estilo de liderança, o coaching poderá ser uma ajuda preciosa. Através deste processo de parceria, o coach (ou treinador) tentará ajudá-lo a atingir o seu objectivo, pelo desenvolvimento do seu potencial pessoal e/ou profissional. O coach motiva o seu cliente a ultrapassar os seus medos e a superar barreiras, e a perceber as melhores formas de alcançar os resultados desejados.

 Assessment – Se está a considerar uma mudança de carreira, mas não tem bem a certeza do que quer fazer, poderá recorrer aos serviços de empresas especializadas na área da orientação de carreira. O recurso a Inventários de Interesses pode ajudá-lo a tomar uma decisão mais clara e fundamentada.

 Línguas – Se pensa que o seu inglês é suficiente para as necessidades com que é confrontado no seu trabalho, por que não investir em idiomas como o espanhol ou o alemão que começam a ter uma importância cada vez maior no nosso mercado de trabalho?

 On the job  – Uma outra forma de investir na carreira, é observar e “imitar” os bons exemplos que nos rodeiam no local de trabalho. Tentar aperfeiçoar o nosso trabalho diariamente, procurando aprender com os melhores é sem dúvida, um investimento válido e sem custos associados.

Publicidade

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS   MEO Kanal - SAPO Emprego