Saber gerir a promoção


Desenvolvimento de Carreira

SAPO Emprego

Evoluir na carreira sem percalços.

Acabou de ser promovido! O reconhecimento dos seus superiores e os parabéns dos colegas não podiam ser melhor indício de que o esforço com que se dedicou às suas funções e à empresa, valeu a pena. Mas, como seria de esperar, um novo lugar e um novo estatuto na organização, traz consigo muitas dúvidas e receios. Será que vai ser capaz de lidar com as suas novas funções? Será que corresponde às expectativas que foram criadas quanto ao seu desempenho? Será que assumir um papel de chefia não irá pôr em causa a sua relação com os outros? Não se preocupe, reunimos as melhores dicas para o ajudar a ser bem sucedido depois de uma promoção!  
 
- Mantenha boas relações com os ex-colegas. É importante integrar-se bem na nova equipa, mas sem descurar os seus antigos colegas. Não quebre as relações profissionais mais antigas, pois nunca se sabe quando é que os seus caminhos se voltam a cruzar.

- Prepare bem a sua saída. Lembre-se que apesar de mudar de funções, mantém-se na mesma empresa. Não deixe projectos pendentes nem situações problemáticas para o seu sucessor, pois podem sempre vir a comprometer o seu novo lugar.

- Fomente laços de proximidade. Peça para ser apresentado à equipa com quem vai trabalhar e esforce-se por aprender rapidamente os nomes e funções de toda a gente.

- Demonstre confiança nos seus colaboradores. Se vai chefiar um grupo de trabalho, manifeste a sua total confiança no sucesso daquela equipa. Um voto de confiança é um meio garantido de conseguir empenho e lealdade.

- Assuma a perspectiva do “global”. Evite falar constantemente em nome individual. Falando da equipa como um todo, irá estimular o sentimento de equipa e colaboração.

- Transmita uma imagem positiva de si. Lembre-se que, muitas vezes, a ideia que os outros têm de nós pode ser tão ou mais importante do que a qualidade do nosso trabalho.

- Não se prenda a pormenores. Para saber dirigir a equipa para um objectivo comum, é necessário que olhar para a empresa como um todo, e aprender a delegar algumas das pequenas responsabilidades do dia-a-dia.

- Esteja atento à cultura empresarial. Se pretende introduzir novos procedimentos no seu departamento, não se precipite. Resista à tentação de fazer alterações antes de ter assimilado por completo o ambiente que o rodeia.

- Seja justo e coerente. Para gerir uma equipa é preciso saber lidar com paridade com cada elemento, mesmo que tenha sob a sua responsabilidade amigos, ex-colegas ou pessoas com quem não tem qualquer afinidade nem simpatia.

- Não subestime o seu equilíbrio pessoal. É natural que, numa fase inicial, sinta que tem menos tempo para a sua família, amigos e para si mesmo. Procure manter algum equilíbrio, guardando tempo para a sua vida pessoal.

Publicidade

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS   MEO Kanal - SAPO Emprego