Boa postura no trabalho


Ambiente de Trabalho

SAPO Emprego

Regras para sentar à secretária.

Na maior parte das profissões de "escritório", em que os dias são passados em frente à secretária, facilmente se adquirem posturas que a médio prazo podem ser muito prejudiciais para a saúde. Assim, e porque o bem estar no trabalho deve ser uma questão prioritária para todos, damos-lhe quatro regras essenciais para manter uma boa postura durante o período laboral.
 
1. Conforto Visual
- Para garantir o seu conforto visual, mantenha o monitor a uma distância entre os 45 e os 70 cm e regule a sua altura até sua linha de visão.
Sempre que possível procure "descansar" a vista olhando para a janela ou para objectos colocados a uma distância de 2/3 metros do seu computador. Evite passar mais de 2 horas seguidas em frente ao monitor, fazendo pausas regulares.

2. Pulso em ângulo recto
- Para além da altura do monitor, também a posição do teclado é uma questão fundamental. O teclado deve ficar ao mesmo nível dos seus cotovelos, permitindo que o pulso se mantenha sempre em ângulo recto.

3. Pés no chão
– É importante que enquanto está sentado consiga manter os pés assentes no chão. As cadeiras devem ser reguláveis na altura e inclinação de forma a que possa manter uma posição correcta. Caso a sua cadeira não permita que os seus pés fiquem apoiados no chão, a solução é recorrer a um apoio para os pés, que serve para relaxar a musculatura e para melhorar a circulação sanguínea nos membros inferiores.

4. Descanse as costas
- Preferencialmente, as cadeiras devem possuir um encosto de tamanho médio. Uma maior superfície de apoio para as suas costas, irá garantir uma melhor distribuição do peso corporal, e, dessa forma, permite maior relaxamento dos músculos. É recomendável ainda que as cadeiras não tenham braços para o obrigar a apoiar-se na mesa e garantir uma postura mais correcta.

Publicidade

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS   MEO Kanal - SAPO Emprego