Isolamento profissional


Comportamento & Marketing Pessoal

SAPO Emprego

Viver para além do trabalho.

Não sendo uma questão recente, a verdade é que o isolamento profissional é uma preocupação crescente na nossa sociedade. Independentemente do tipo de organização em que trabalham, é cada vez mais comum ver os profissionais tão impregnados da cultura organizacional que os rodeia, que acabam por estar isolados do mundo exterior.
Mas que podemos fazer? A maior parte dos trabalhadores está entre oito a doze horas por dia na sua empresa, e é difícil integrar este quotidiano numa vida social “normal”. Seleccionámos as melhores sugestões, para não limitar a sua vida às quatro paredes da sua empresa.  

# Reserve alguns momentos do seu dia para contactar os seus amigos. Seja por telefone, internet, ou pessoalmente, é importante estar a par do que andam a fazer, dos projectos em que estão envolvidos, e das suas vidas pessoais.

# Participe em cursos, conferencias e acções de formação. Estes eventos são excelentes oportunidades para conhecer pessoas novas e aumentar o seu círculo de relacionamentos.

# Conviva com os colegas de trabalho. Seja durante a pausa do café, ou mesmo quando se cruzam no corredor, livre-se do preconceito que “trabalho é trabalho, conhaque é conhaque”. Nada melhor do que ter bons relacionamentos dentro da empresa para melhorar o seu ambiente de trabalho.

# Vença a timidez. Quantos de nós nos cruzamos várias vezes com as mesmas caras sem conseguir trocar uma palavra? Troque um simpático cumprimento, apresente-se e verá que novos conhecimentos serão sempre um passo positivo na sua vida pessoal e profissional.

# Aceite convites.  Frequentemente, apontamos a falta de tempo como motivo para recusar um convite para um jantar ou uma ida ao cinema. Deixe-se de desculpas! Saia mais cedo à sexta-feira, por exemplo, e combine qualquer coisa com os seus amigos.

# Estabeleça prioridades.  Quantos de nós não cancelámos já um encontro porque, à última hora, surgiu um problema para resolver no trabalho? Sem fugir às responsabilidades, saiba distinguir o que é urgente e o que pode ficar para o dia seguinte.  

# Saiba dizer não. Se é daqueles que se oferece para ajudar sempre que é preciso voluntários para trabalho fora de horas, aprenda a dizer não. Lembre-se que o seu empenho profissional pode ser manifestado sem por em causa as suas relações pessoais.

# Tenha tempo para si.  Seja de manhã, à hora de almoço ou ao final do dia, guarde sempre uns momentos para aquilo que gosta verdadeiramente de fazer… Vale tudo, menos trabalho!

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS