Do desporto ao trabalho


Desenvolvimento de Carreira

SAPO Emprego

Valores comuns para o sucesso.

É inegável, seja pelos melhores ou piores motivos o desporto é um estímulo ao diálogo e ao relacionamento entre as pessoas, no ambiente de trabalho.  No dia-a-dia, as conversas sobre os resultados desportivos, as movimentações entre clubes, ou o sucesso dos atletas nacionais são excelentes formas de aproximação entre colegas, clientes e até fornecedores.  Mas que outras influências positivas pode o desporto trazer para a vida profissional? Fomos descobrir as competências comuns a um bom atleta e um bom profissional e desvendamos os valores que podem ser transpostos do mundo do desporto para a esfera das empresas.

# Ambição. No desporto, no trabalho e na vida em geral, este é o segredo para qualquer tipo de sucesso. Para conseguir alcançar objectivos é imprescindível, acima de tudo, vontade de o fazer. Na verdade, o sucesso só chega para aqueles que o procuram.

# Trabalho de equipa. O desporto é um excelente exemplo de como o sucesso de uma equipa depende mais de uma boa conjugação do todo, do que de bons talentos individuais. Não obstante a importância dos elementos que a compõem, a equipa vencedora caracteriza-se por estar toda orientada para um mesmo sentido e partilhar objectivos e valores comuns.

# Compromisso e dedicação.
Não há nada que mais distinga uma equipa do que o compromisso que têm com a sua camisola e a dedicação ao jogo. Da mesma forma, a maneira como se veste a “camisola” da empresa e se assume os objectivos e resultados do negócio como próprios, é fundamental ao sucesso profissional.

# Criatividade. Capacidade de improviso e saber reagir perante o imprevisto são competências muito procuradas entre os atletas dos desportos de equipa, nomeadamente no futebol.  Também em ambiente profissional, a capacidade de encontrar uma solução que fuja aos padrões comuns pode ser o segredo para o sucesso ambicionado.

# Esforço e trabalho. Procurar sempre dar 200% sempre  desempenho naquilo que se faz e ter confiança no seu trabalho, são pontos chave para a motivação. Simultaneamente, o seu chefe e colegas, sentir-se-ão também mais confiantes no seu desempenho.

# Intuição.   Um “6º sentido” apurado é, sem dúvida, uma ferramenta útil para um jogador. Saber  antecipar-se aos problemas, traçar cenários possíveis e seguir o melhor caminho, é algo que se vai aprendendo com a prática.

# Flexibilidade. Tal como num jogo de futebol, o ritmo e a competitividade do mercado de trabalho, obriga a estarmos permanentemente preparados para a mudança. Saber decidir com rapidez, estar aberto a novas ideias e modos de trabalho e ter facilidade em visualizar diferentes perspectivas dum mesmo cenário.

# Autoconfiança.  A postura duma equipa é determinante para o seu sucesso. Assumir uma postura de vencedor e apostar nas suas melhores competências, sem cair no erro de parecer arrogante ou pretensioso, ajudam à construção de uma imagem de sucesso.

# Lidar com o fracasso.  As falhas e as derrotas são um cenário frequente no mundo do desporto. Independentemente  do valor de um equipa ou atleta, a verdade é que, mais cedo ou mais tarde,  o confronto com o insucesso será inevitável. Tal como no desporto, é essencial ver cada falha com um mero percalço no caminho mas nunca como um obstáculo para chegar ao sucesso.

Publicidade

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS   MEO Kanal - SAPO Emprego