Palavras a Evitar


CV & Candidaturas

SAPO Emprego

Saiba que termos eliminar do seu CV.

Quase tão importante como saber que palavras devem constar obrigatoriamente do seu CV, é saber que termos ou expressões deverá abster-se de utilizar.
Após termo-nos concentrado nas palavras-chave do sucesso, chegou o momento de nos focarmos nas palavras que não devem ser utilizadas no CV.
Confira aqui quais deve evitar e elimine-as já do seu CV!

# Abreviaturas. As abreviaturas devem ser evitadas, mesmo quando parecem ser do conhecimento geral ou especificas da área em que trabalha.

# Pronomes pessoais. O abuso dos pronomes na primeira pessoa, como eu e meu, são desnecessários e a evitar. Utilize frases como "Estive  responsável" ao invés de "Eu estive responsável”.

# Palavras com carga negativa. Agressivo, mau, limitação, erro, nada, pânico, problema...

# “Sempre” ou “Nunca”. Num contexto relacionado com experiência ou competências profissionais advérbios absolutos sugerem exagero.

# “Bengalas” de linguagem. “Assim como”, “De forma que...”, “É assim” ou outras palavras desnecessárias que servem apenas para ocupar espaço.

# Palavras que não conhece bem e/ou não sabe definir. Lembre-se que a qualquer momento,  poderá ser confrontado com o que coloca no seu CV e convém saber o que significam.

# Clichés.Termos como dinâmico, responsável, criativo, perderam a sua relevância  por serem repetidos até à exaustão. Saiba quando e como aplica-los e associe-os a competências e funções efectivas.

# Frases longas.  Nunca utilize frases com mais de 15/18 palavras, para que o leitor não perca a concentração.

# Erros ortográficos e gramaticais.
Sem dúvida, o factor mais negativo de um CV, se não for reflexo de dificuldades de expressão escrita revelam, no mínimo, falta de atenção e cuidado.

# Verbos Passivos. O seu CV deve transmitir a ideia de acção e presente, e os verbos são uma forma de passar esta mensagem, usando sempre formas activas e recorrer o mais possível ao presente. “Os projectos foram implementados”  não tem o mesmo impacto de “Implementei projectos...”
 
# Falar de objectivos sem falar de conquistas.  Limitar-se a referir as tarefas inerentes à sua função e os objectivos traçados, sem falar das suas realizações e do que conseguiu alcançar, pode comprometer o sucesso do seu CV.

# Número de telefone profissional. Não se trata de uma palavra, mas sim de um número: não indique o número de telefone do seu emprego no CV, caso contrário, o  seleccionador poderá ficar desagradado pelo facto de procurar emprego na hora de expediente.

# Repetições.
Por mais difícil que possa parecer, evite descrever com as mesmas palavras a sua experiência profissional, mesmo que em todas as empresas por que passou tenha desenvolvido as mesmas actividades.

Publicidade

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS   MEO Kanal - SAPO Emprego