Blogs e carreira


Desenvolvimento de Carreira

SAPO Emprego

Tirar partido do seu diário virtual.

Uma moda para alguns e um vício para outros, a verdade é que os blogs estão na ordem do dia e, independentemente das opiniões, têm um papel cada vez mais importante enquanto meio de expressão dos mais diversos pontos de vista, ideias, gostos e interesses. Por outro lado, por parte dos empregadores, também é cada vez mais natural procurar outro tipo de elementos que possam completar o perfil profissional revelado pelos elementos tradicionais – Curriculum e Carta de Apresentação. Somando estes dois factores, são vários os candidatos que optam por utilizar os seus blogs como método de aproximação com potenciais empregadores.
Ajudamo-lo a conhecer as vantagens e tirar o melhor partido desta nova ferramenta de marketing pessoal.

# Ter um blog é uma excelente forma de ganhar novos contactos, recuperar contactos antigos e obter uma rápida troca de informações profissionais. Aposte no seu blog como uma forma de networking, estabelecendo relacionamentos úteis para a sua carreira.  

# Leia e comente outros blogs. A participação é fundamental para se integrar na comunidade, já que o “passa palavra” ou as recomendações de outros bloggers são a forma mais eficaz de fazer chegar o seu blog a uma audiência mais vasta.

# Destaque o seu blog em directórios, utilizando palavras relacionadas com os seus interesses e/ou actividade. Desta forma irá garantir que sempre que sejam feitas pesquisas o seu blog aparece nos lugares de topo!

#  Seja pelo design inovador, pela escrita criativa ou pelos conhecimentos transmitidos, é essencial saber destacar o que faz de melhor. Aposte nas suas melhores competências e faça conhecer o seu potencial!

# Demonstre entusiasmo. Ter paixão pelo que se faz é um potencial atractivo para qualquer empregador. Aproveite o blog para evidenciar os seus principais interesses, fazendo pesquisa e escrevendo sobre os temas que mais o inspiram.

# Escolha bem os temas que aborda. Para captar a atenção da “comunidade” é fundamental seleccionar temas interessantes, trazer ideias novas e abordagens diferentes. Lembre-se sempre que a sua escolha transmite, de alguma forma, uma ideia sobre si.

# Pelo menos numa fase inicial, faça actualizações frequentes. De preferência, publique “posts” diários para conquistar o seu público. De nada serve ter o seu blog vazio ou raramente actualizado.

# Se pretende ter exposição perante potenciais empregadores, aposte em conteúdos relacionados com a sua área de actividade, disponibilizando acesso ao seu CV e um portfólio dos seus melhores trabalhos. Será útil incluir também eventuais certificações e links para sites da sua preferência (sempre associados, de alguma forma, à sua área de actuação).

# Mantenha uma linha de comunicação aberta com eventuais leitores e participantes do seu blog, seja a partir de um endereço de email criado especialmente para o efeito como através de comentários moderados. O intercâmbio de ideias e opiniões é uma das mais importantes mais valias da comunidade.

Publicidade

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS   MEO Kanal - SAPO Emprego