Causar uma boa impressão inicial


Entrevistas de Emprego

SAPO Emprego

Os primeiros minutos de uma entrevista de emprego são cruciais.

É costume dizer-se que, tal como em qualquer contacto pessoal, os primeiros minutos de uma entrevista de emprego são cruciais. Apesar de ser um erro avaliar uma pessoa apenas com base numa primeira impressão, está provado que a maior parte das pessoas formam julgamentos sobre as outras em apenas 30/60 segundos de um contacto inicial. Por outro lado, todos nós sentimos que, de alguma forma, estamos sempre mais dispostos a ouvir com atenção e a aceitar “deslizes” de alguém com quem tenhamos simpatizado logo à partida. E apesar das primeiras impressões serem obtidas em pouco tempo, a verdade é que têm tendência para ser duradouras, o que pode ser preocupante para um candidato que tem pouco mais de 30 minutos para provar o seu valor. O que pode então fazer para causar uma boa impressão inicial?

- Ainda antes de chegar à entrevista, pode começar a causar uma boa impressão inicial respeitando as instruções de candidatura dadas pela empresa. Se lhe for pedido para enviar a sua candidatura para um determinado e-mail ou morada, faça-o. Se a empresa preferir que preencha um formulário, candidate-se dessa forma.

- Não ignore as solicitações da empresa. Juntar uma fotografia, indicar o número do BI, indicar as pretensões salariais são pedidos que as empresas fazem com frequência. Se houver algum assunto mencionado que não queira abordar antecipadamente, explique na carta de apresentação que terá todo o gosto em faze-lo pessoalmente. Desta forma, mostra que não ignorou o pedido da empresa e que leu o anúncio com toda a atenção.

- Aposte num vestuário profissional. As pessoas são pouco tolerantes em relação aos que não seguem o padrão formal. Da mesma forma, uma maquilhagem exagerada, barba por fazer, unhas mal cuidadas ou uns óculos de sol na cabeça, são alguns dos pormenores que saltam imediatamente à vista.

- Não deixe o entrevistador à espera. O ideal é chegar ao local da entrevista cerca de dez minutos antes da hora marcada. Se for inevitável, e se estiver a prever que não vai ser mesmo possível chegar pontualmente, avise o entrevistador que está atrasado, com a maior antecedência possível.
Se não lhe for possível comparecer, avise também com antecedência. Desta forma poderá ainda ter a possibilidade de agendar uma nova data. Se simplesmente faltar sem dar qualquer justificação, é provável que as suas chances sejam eliminadas não só relativamente àquele processo de recrutamento, mas também a futuros processos para aquela empresa.

- Seja amável com todas as pessoas com quem se cruzar. Não é raro os selecionadores trocarem impressões sobre os candidatos com os rececionistas, por exemplo, para saber como se comportaram durante o período de chegada e de espera.

- Se estiver sentado à espera do entrevistador, levante-se imediatamente quando ele chegar e faça um sorriso cordial, aguardando que ele o cumprimente. O aperto de mão deve ser firme e breve.

- Caminhe sempre em passos firmes seguindo o seu entrevistador. Chegado à sala da entrevista, aguarde que lhe digam para sentar-se. Se lhe derem hipótese de escolher o lugar, opte por um que permita que seja bem visto pelo(s) entrevistador(es).

- Desde o inicio até ao final da entrevista, procure manter o contacto visual com o entrevistador. Se for entrevistado em simultâneo por várias pessoas, tente ir distribuindo o olhar, dedicando a mesma atenção a todas, mesmo que uma seja mais interventiva.

- Sorria! Uma cara sorridente suscita mais simpatia do que uma cara “fechada”, para além de transmitir entusiasmo e uma atitude positiva

Publicidade

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS   MEO Kanal - SAPO Emprego