Comunicar com o seu Chefe


Comportamento & Marketing Pessoal

SAPO Emprego

Regras básicas para saber ouvir e ser ouvido.

Criar e saber manter um bom nível de comunicação com as chefias é um dos elementos mais importantes na vida profissional de qualquer trabalhador. Uma comunicação directa e permanente é essencial para que consiga dar o seu melhor no trabalho e para que o seu desempenho seja devidamente reconhecido e recompensado.
Naturalmente que uma boa comunicação só é possível com o empenho de ambas as partes, mas cabe-lhe a si tomar a iniciativa, na defesa dos seus próprios interesses. Seleccionámos algumas dicas para o ajudar a melhorar a comunicação com o seu chefe.

1º  Concentre-se.  Quando estiver a falar com o seu chefe mantenha-se atento ao que é dito e ao que está a dizer, sem se deixar distrair por qualquer factor externo. Acredite que qualquer falha de atenção, para além de transmitir uma péssima imagem de si próprio, pode faze-lo perder informação importante!

2º Ouça.  Saber ouvir é tão importante como saber falar. Aprenda a ouvir  em vez de “fingir que ouve”, e procure sempre perceber de imediato o que lhe é dito. Uma boa forma de aprender a ouvir melhor é tentar ir repetindo, ou pôr por outras palavras, aquilo que lhe está a ser dito. 

3º Interrogue.  Para além de saber ouvir, é preciso também saber fazer as perguntas certas e esclarecer todas as suas dúvidas. Um bom líder deve estar receptivo a esclarecer e responder a todas as questões que lhe sejam colocadas, de forma a evitar conflitos e mal entendidos que podem boicotar desastrosamente o seu desempenho.

4º Escreva.  Tirar notas e apontamentos do que vai ouvindo e do que pretende dizer é uma boa forma de garantir que não há falhas de compreensão. Faça-se acompanhar sempre de um caderno para anotar tudo o que lhe é dito de mais importante e tudo o que pretende vir a dizer.

5º Reporte.  Procure reunir-se frequentemente com o seu chefe para o manter a par do que está a ser feito e esclarecer eventuais problemas ou dúvidas antes que estes assumam proporções mais sérias.

6º Prepare-se.  Antes de falar com o seu chefe, faça um sumário de todos os assuntos que pretende abordar e todas as questões que tem para lhe colocar. Certifique-se que tem cada tema bem estruturado e sabe exactamente o que precisa de informar ou esclarecer.

7º Pratique.  Antes de qualquer reunião com o seu chefe ensaie de que forma quer fazer a abordagem aos temas que tem para apresentar e pratique a sua linguagem corporal. Lembre-se que uma abordagem positiva é essencial para uma maior receptividade do seu interlocutor.

8º Personalize. Fale sempre em nome próprio e transmita as suas necessidades em termos pessoais. Diga sempre  “não compreendi”  ou  “eu preciso de algumas orientações”  em vez de  “não me explicou”  ou  “não me deu as orientações devidas para...” .

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS