Na hora do adeus.


Desenvolvimento de Carreira

SAPO Emprego

Uma despedida com estilo.

O momento de deixar um emprego é sempre difícil de gerir,  independentemente dos motivos que o tenham levado a abandonar o “barco”.
Mesmo que a sua saída da empresa não ocorra por vontade própria, é importante não tomar atitudes das quais se possa arrepender mais tarde. Se, pelo contrário, estiver de saída porque encontrou um emprego melhor, menos razões tem para fazer “má figura” na hora do adeus.
Deixamos-lhe oito dicas para se despedir com estilo do seu antigo emprego e fechar com chave de ouro mais um ciclo profissional.

# Anuncie a sua intenção o mais cedo possível. Quanto mais cedo informar a empresa que pretende sair, mais tempo a empresa terá para preparar a sua “sucessão”.

# Comece sempre por abordar primeiro a sua chefia imediata e só depois prossiga com o processo formal de demissão. Seria muito desagradável que o seu chefe conhecesse a sua intenção através de terceiros.

# Facilite a “passagem de testemunho”. Ofereça-se para ajudar na selecção e formação da pessoa que o irá substituir.

# Procure não deixar “pontas soltas”. Faça os possíveis para terminar tarefas pendentes, e deixar o seu trabalho organizado de forma a facilitar a integração do seu “sucessor”.  

# Fique com os contactos dos seus colegas de equipa e outras pessoas com quem se relacionava na empresa. Afinal, é cada vez mais importante construir uma boa rede de relacionamentos.

# Não deixe de trabalhar e de dar o seu melhor até ao último momento. Manter a motivação e bom desempenho é essencial para não comprometer o seu futuro profissional.

# Evite falar demasiado sobre o seu novo trabalho. Sobretudo, procure não gabar-se para não ferir susceptibilidades.

# Não faça criticas ao seu antigo chefe e à organização. Valerá a pena correr o risco de perder valiosas referências profissionais?

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS