Um chefe, um amigo?


Comportamento & Marketing Pessoal

SAPO Emprego

Manter uma relação cordial com a chefia.

Seja com os chefes diretos, a Direção ou mesmo com a Administração da empresa, as boas relações são fundamentais para um bom ambiente de trabalho. Mesmo que pontualmente surjam algumas dificuldades, é fundamental manter uma relação produtiva e amigável.

Para o ajudar, damos-lhe algumas dicas eficazes e muito simples de pôr em prática:

 



  • Seja cordial. A simpatia e a boa educação são regras básicas de convivência no trabalho. Felizmente, nos dias de hoje, a maior para dos chefes mantêm uma relação de proximidade, não havendo a distancia formal de antigamente. Faça proveito disso, mas sem ultrapassar limites.

     

  • Não diga sempre que sim só para evitar o conflito ou não contrariar. É importante que seja coerente e sincero nas suas opiniões e posições.

     

  • Quando lhe pedirem prazos, não tente impressionar com uma aparente eficácia. Dê uma estimativa real para depois não desiludir com atrasos no seu cumprimento.

     

  • Seja diplomático. Não reaja de “cabeça fria” a eventuais chamadas de atenção ou repreensões. Evite qualquer discussão ou troca acesa de palavras, para não se vir a arrepender quando for tarde de mais.

     

  • Valorize as críticas. Tente retirar a parte positiva de qualquer crítica ao seu trabalho, em vez de se colocar na defensiva. Se achar que são seriamente injustas, converse com ele abertamente expondo a sua opinião.

     

  • Dê prioridade aos projetos que lhe sejam diretamente solicitados pela chefia. Em caso de dúvida, peça ajuda a delinear prioridades.

     

  • Não critique o seu chefe ou posições que ele tenha tomado , sobretudo perante outros colegas. Lembre-se que, nestas coisas, as paredes têm sempre “ouvidos”.

     

  • Não tente “passar por cima” do seu chefe. O mais certo é “dar-se mal” e as consequências podem ser mais graves do que imagina.

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