Credit Risk Management | Lisboa

Credit Risk Management | Lisboa

Descrição da Função

A Adecco Recruitment procura Responsável para a área de Portfólio de Empresas e PMES (Credit Risk Management - Gestão de Riscos) (M/F) para integração direta num Grupo Bancário Global. Principais Responsabilidades - Elaborar em conjunto com das áreas comerciais, de produtos, capital, financeira, riscos, os Planos Estratégicos Comerciais (PEC) das carteiras de crédito e realizar o seu seguimento periódico, com base no apetite de risco definido pela política de risco do Banco, propondo-os para aprovação pelos Órgãos Competentes; - Definir políticas de crédito para cada carteira com base na política de risco do Banco, nomeadamente, políticas de concessão e gestão de crédito e recuperações; - Analisar e acompanhar de forma independente o comportamento, a qualidade creditícia das carteiras de crédito e os processos de admissão de crédito, propondo quando necessárias ações visando as alterações adequadas à prossecução das políticas de risco locais e corporativas; - Participar na planificação da carteira para assegurar que os objetivos de negócio elaborados pelas áreas comerciais (em termos de preços, margens, captação e vinculação, qualidade de crédito, cobrança e recuperações) estão de acordo com as políticas de risco estabelecidas pelo Banco; - Promover o desenvolvimento e implementação de sistemas de gestão antecipativa de riscos; - Participar na definição do orçamento de non performing exposures (NPE), crédito vencido e provisões; - Responsável por propor, promover e monitorizar a implementação de novos produtos de reestruturação/ refinanciamento de dívidas, pela área de Collections & Recoveries, com vista ao saneamento de dívidas, diminuição do crédito vencido e NPE; - Elaborar e divulgar relatórios periódicos da evolução da carteira ou produtos; - Fazer o seguimento da rentabilidade das carteiras e da nova produção de crédito; - Fazer o seguimento dos riscos climáticos e ambientais, impacto atual e prospetivo, através de métricas de gestão relacionadas. Requisitos - Formação superior preferencial em Gestão, Economia e/ou Engenharia; - Capacidade de explicar e apresentar informação/analises de forma estruturada, clara, confiante e concisa; - Capacidade de construir relações fortes internamente e influenciar outras pessoas de forma colaborativa e positiva; - Elevada capacidade analítica; - Experiencia em interagir com equipas de auditoria interna e externa e com o regulador (BdP e BCE); - Domínio de Excel, PowerPoint e Word; - Inglês (Fluente), Espanhol (Fluente). Oferta - Vencimento base atrativo 10,97 SA (em cartão) ACT; - 1 dia de teletrabalho por semana; - Contrato sem termo acordado diretamente com a empresa cliente.

Localização

  • Lisboa, Portugal