Um novo emprego pela Internet


Procura de Emprego

SAPO Emprego

Recursos à disposição para desenvolver a carreira online.

A Internet está a impor-se cada vez mais como uma forma poderosa para conseguir um emprego. A contribuir para este sucesso está o facto de, para os candidatos, ser possível encontrar num único meio uma ferramenta útil para cada uma das fases da sua procura de emprego.
Conheça os principais recursos que tem à sua disposição para desenvolver a sua carreira online.

Testes vocacionais  – São muitas as pessoas que, em determinadas fases da sua vida, têm dúvidas quanto ao rumo que querem dar à sua vida profissional. O acesso a testes vocacionais está bastante facilitado pela internet, de forma rápida e, na maioria dos casos, muito económica, o que pode ajudar nesta descoberta. Mesmo que não confie cegamente nos resultados obtidos (uma vez que não está a ser acompanhado por um profissional), esta é uma boa forma de ficar a saber um pouco mais sobre si próprio.

Dicas de carreira  – Um contributo importante que os sites de emprego trazem são as dicas de carreira. Aprender a criar um CV mais eficaz, uma carta de apresentação que chame a atenção dos potenciais empregadores, a comportar-se numa entrevista... São ferramentas que pretendem ajudar e que passam a estar facilmente à disposição de cada um.

Colocação do CV online –  Disponibilizar o CV numa base de dados como a do Sapo Emprego potencia muito a sua visibilidade e permite o contacto com um vasto número de empresas, ao qual seria difícil chegar de outra forma.

Sites institucionais – A maioria dos sites institucionais apresenta uma área de “Carreira”. Nesta área ficam expressas as competências transversais mais valorizadas pela empresa e também as principais características da cultura da mesma. Para além disso, é geralmente disponibilizado um formulário para candidaturas espontâneas, que constitui uma forma privilegiada de fazer chegar o seu CV à empresa, já que o fará sob os critérios definidos pela própria.

Candidaturas espontâneas – O correio electrónico é uma ferramenta útil para fazer o seu CV chegar rapidamente a um elevado número de interlocutores. Mas é importante que, quando enviar um email para várias empresas em simultâneo, não deixe visíveis todos os destinatários da mensagem.

Portfólio online – Especialmente para os profissionais ligados a áreas mais criativas, a internet pode constituir-se como uma montra para o seu trabalho, através de um blog com imagens e vídeos por exemplo.

Rede de contactos – Ao juntar-se a redes sociais, especialmente as que têm um cariz mais profissional como o Linkedin, por exemplo, está a aproximar-se dos profissionais da sua área. Esta é também uma forma interessante de retomar o contacto com antigos colegas e de ficar a par das oportunidades de emprego que não chegam a ser anunciadas.

Resposta a anúncios – A resposta a anúncios através da internet é bastante simples e evita os custos e constrangimentos associados às formas mais tradicionais de candidaturas. Relacionados com esta funcionalidade estão os “Alertas de Emprego”, que permitem a quem não quer passar o tempo em sites de emprego, ficar a conhecer oportunidades adequadas ao seu perfil, mesmo na sua caixa de correio electrónico.

Ficar a conhecer a empresa – Mesmo que nenhuma outra fase da sua procura de emprego passe pela internet, este é sem dúvida um meio útil para ficar a saber mais sobre a empresa antes da entrevista e assim mostrar que é um candidato interessado e bem informado.

Manter o contacto com a empresa – Agradecer e fazer o follow-up da entrevista, torna-se mais fácil para os candidatos que, com a ajuda do email,  deixam de estar sujeitos à disponibilidade dos responsáveis da empresa para atender o telefone e também aos prazos de entrega mais prolongados impostos pelo correio tradicional.

Publicidade

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS   MEO Kanal - SAPO Emprego