Carta de Apresentação


CV & Candidaturas

SAPO Emprego

Estrutura e elaboração.

Durante muito tempo considerada um acessório dispensável a uma candidatura, a Carta de Apresentação tem um papel cada vez mais determinante nos processos de recrutamento. 
Sendo o primeiro ponto de contacto que o rerutador tem com o candidato, é importante que a sua elaboração seja muito cuidada e que se respeitem algumas regras básicas na sua estrutura.

Para o ajudar, reunimos algumas dicas fundamentais para a elaboração de uma Carta de Apresentação.

# Procure acima de tudo transmitir uma imagem sóbria e profissional.

# Preferencialmente, a carta deve ser escrita em computador (dactilografada), excepto quando a empresa solicitar carta manuscrita.

# Seja sucinto, a sua carta não deve ultrapassar mais do que 3/4 parágrafos.

#  Mantenha um tom formal. Mas seja claro, evite frases muito “rebuscadas” que dificultem a compreensão das ideias base.

# Faça a sua apresentação no primeiro parágrafo. Explique, por que motivo envia o seu CV (resposta a anúncio/ candidatura espontânea, neste caso indique a área em que gostaria de trabalhar).

#  No segundo parágrafo, deve justificar por que seleccionou aquela empresa.  Mostre que conhece a empresa e o sector de actuação.

# Aproveite o terceiro parágrafo para valorizar as suas competências e objectivos. Apresente argumentos que criem interesse para a realização de uma entrevista.

# Termine a carta de uma forma cordial. Solicite uma entrevista onde
possa falar de uma forma mais abrangente daquilo que anteriormente tenha
exposto.

Publicidade

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS   MEO Kanal - SAPO Emprego