Vantagens das pequenas empresas


Desenvolvimento de Carreira

SAPO Emprego

Em termos de carreira, o tamanho nem sempre importa.

Tradicionalmente as grandes empresas são identificadas como os melhores empregadores, com maiores desafios e oportunidades de desenvolvimento profissional. No entanto, a realidade nem sempre é esta e, apesar de poderem ter menos recursos e a margem de progressão profissional ser, efectivamente, menor, existem diversos factores que tornam a opção de trabalhar numa pequena empresa numa possibilidade interessante de carreira.
Apresentamos-lhe algumas das vantagens das pequenas empresas, com benefícios muito mais evidentes do que o nome sonante de uma multinacional.

# A relação de pessoas satisfeitas com o seu emprego é bastante superior nas empresas com menos de 100 colaboradores, quando comparada com as grandes empresas.

# Enquanto que nas grandes empresas os trabalhadores são muitas vezes vistos como mais um número, nas pequenas existe um maior reconhecimento do valor individual de cada colaborador.

# Diversos estudos confirmam que a taxa de rotatividade tem uma relação proporcional à dimensão da empresa, sendo significativamente mais baixa nas pequenas empresas.

# Nas pequenas empresas existe uma maior facilidade de comunicação interna. O facto de existir uma maior proximidade traduz-se numa maior abertura para expressar e ouvir as opiniões de cada um.

# Pela sua dimensão mais reduzida, estas empresas não estão, normalmente, tão presas a processos burocráticos e formalidades desnecessárias, o que as torna mais ágeis e facilita o acompanhamento das tendências de mercado.

# O facto de as pessoas se conhecerem melhor e terem um relacionamento mais próximo, torna o ambiente nestas empresas muito mais agradável, estimulando o funcionamento das equipas para um fim comum.

# A interacção entre pessoas de posições hierárquicas diferentes surge de forma mais natural. Não é raro, numa empresa pequena, que o director-geral conheça todos os seus colaboradores pelo nome.

# Pela melhor comunicação e proximidade hierárquica, os colaboradores têm um maior impacto na organização e é mais provável verem as suas ideias postas em prática.

# Um profissional que trabalha numa pequena empresa consegue mais facilmente ter uma visão global do que é o negócio, ao contrário do que acontece por regra numa grande empresa onde podem existir várias ramificações do negócio principal.

# A flexibilidade é maior. Quem trabalha numa pequena empresa, acaba por envolver-se em várias áreas de actuação da empresa e, simultaneamente, em diversos projectos. Este tipo de situação permite ganhar uma experiência enriquecedora e competências transversais.

# Em muitos casos, acontece que nas pequenas empresas as pessoas têm mais responsabilidades desde cedo. Da mesma forma, a progressão na carreira poderá ser mais acelerada do que no padrão normal das empresas maiores.

# Apesar de o ritmo de trabalho ser, em muitos dos casos, maior numa pequena empresa, a proximidade entre as pessoas permite manter com mais facilidade o equilíbrio entre a vida pessoal e a carreira.

Publicidade

Siga-nos em:
Twitter   Facebook   LinkedIn   RSS   MEO Kanal - SAPO Emprego